A Competição pelo prazer do desporto

domingo, maio 07, 2006

MEIA MARATONA SETÚBAL

Hoje é dia da mãe.
É dia dedicado à familia, como tal marcou-se um almoço bem regadinho para o convivio.
Realizou-se hoje a meia maratona de Setúbal, prova que participei pela primeira vez o ano passado, e como adorei a prova e fica somente a uma dezena de kilometros de minha casa, resolvi lá ir este ano outra vez. Mas, como pra semana tenho o triatlo longo de Lisboa, não era aconselhado grandes ritmos. Assim após uma partida atribulada (levei o meu polar pra ter as pulsações controladas, mas não reparei que estava atrasado 4 minutos, resultado, atrasei-me à partida e fui obrigado a fazer os primeiros metros fora das barreiras entrando no percurso mais à frente, não sabendo portanto se vou aparecer nas classificações), lá fui eu à procura de um "ritmo" vivo mas sem exageros. Logo nos primeiros metros, entrei no grupo da primeira mulher, e resolvi por lá ficar, pois o ritmo era certinho (a Fátima Silva como maratonista que é não entra em ritmos loucos) e não muito acelerado, sempre a oscilar entre os 3'30''/km e os 3'35''/km. Passei confortável aos 5km em 18'00'' e aos 10km em 35'30'' com as pulsações a oscilar entre as 168 e as 170. No retorno colocado aos 14,5km o vento suprava forte fazendo com que o balão que o materializava dança-se imenso e, ao contorna-lo fiquei preso numa das cordas que se tinha soltado, obrigando-me a parar e a acelerar novamente para apanhar o grupo. Daí até ao final foi levar com o vento sempre de frente o que teve como consequência um abrandamento do ritmo, e apesar de eu me ir a sentir confortável e com vontade de acelerar um pouco, aguentei os cavalos e mantive-me fiel à companhia. Entre os 18km e os 19km existe uma "subidinha" que fez quebrar as forças à Fatima e julgo que ela parou pra ir ao gregório. Tendo perdido a companhia, resolvi ir apanhar os dois tipos que seguiam à minha frente, tendo para o efeito as pulsações disparado para as 178 e no sprint final (que ganhei) chegaram ás 182, mas mesmo assim não foi preciso empenhar-me a fundo.
A registar o tempo final de 1h16'09'' com uma média de 170 pulsações por minutos, mas o mais importante foi o teste à minha forma actual e um ensaio para a meia maratona do triatlo de Lisboa.
Agora uma semana calminha pra culminar com um casamento no sábado (vai ser uma tentação, mas tenho de resistir aos doces e ao vinho em excesso) e o triatlo longo no domingo, onde conto manter um ritmo ligeiramente abaixo dos 4'/km na meia maratona.

Prá semana volto com o rescaldo.

Powered by Blogger